A ARTE DE SER PALHAÇO - Módulo - Estudo de Número
Ministrante: João Lima - Salvador/BA
Calendário
Prazo para inscrição - de 13 a 20 de junho de 2019.
Divulgação dos selecionados - dia 22 de junho de 2019 (neste blog).
Período da oficina: de 24/06 a 01/07/2019
Prazo para inscrição - de 13 a 20 de junho de 2019.
Divulgação dos selecionados - dia 22 de junho de 2019 (neste blog).
Período da oficina: de 24/06 a 01/07/2019
Local: Circo do Mato - R. Tonico de Carvalho 263 - B.Amambaí - Campo Grande/MS/BRASIL.
Inscrições gratuitas.
Sinopse:
Sinopse:
Houve um tempo em que o aprendizado do palhaço era passado apenas entre os circenses e familiares e a forma de aprendizagem do palhaço era diretamente ligado ao ensaio e preparação de números para integrar os espetáculos. Este é o norte desta oficina,trabalharas técnicas do palhaço através da pratica dos números tradicionais.
Objetivo:
Experimentar técnicas da tradição dos palhaços de circo, como claks, gags e bordões. Mas principalmente levar o participante a encontrar seu próprio palhaço, através de explanações teóricas e estudos práticos das diversas modalidades de estruturas dramatúrgicas das cenas de palhaço (Entradas, Números, Reprises, Esquetes).
Público alvo:
Palhaços, palhaças e pessoas com experiência prévia em palhaçaria. Público adulto.
Número de vagas: 12
Carga Horária: 32 horas
Conteúdo programático:
Conteúdo programático:
Definição de Gags, Entradas, Números, Reprises, Esquetes.construção do cômico, estrutura dramatúrgica e noções básicas de direção.
Revisão dos fundamentos e princípios da arte do palhaço, e princípios da comicidade.
Trabalhar com os alunos no mínimo quatro números da palhaçaria tradicional. Ensinando a dramaturgia do número bem como trabalhando os conceitos de tempo cômico, triangulação, presença, dilatação e lógica do palhaço.
Trabalhar com os alunos no mínimo quatro números da palhaçaria tradicional. Ensinando a dramaturgia do número bem como trabalhando os conceitos de tempo cômico, triangulação, presença, dilatação e lógica do palhaço.
Atividades/Dias
1- Explanação teórica/prática sobre os fundamentos da arte do/a palhaço/a, estruturas da dramaturgia do palhaço e princípios da produção do cômico.
2 - Prática de técnicas corporais favorável ao palhaço, treinamento de gags, claks e outros recursos da comicidade física e posterior aplicação nos números.
3- Compreensão, através do ensaio de números, dos conceitos Presença Afetiva, Lógica Genuína e Dilatação Psicofísica, elementos que compõe o Estado de Palhaço.
4 - Treinamento de técnicas e ensaio dos números.
5 - Treinamento de técnicas e ensaio dos números.
6 - Treinamento de técnicas e ensaio dos números.
7 - Ensaio dos números e construção da estrutura para apresentação.
8 - Aquecimento, preparação, apresentação ao público e avaliação.
INSCRIÇÕES:
INSCRIÇÕES:
Solicitamos que só façam inscrições aqueles/aquelas que se enquadram nas condições de público alvo (citado acima).
Inscrições deverão ser feitas através do e-mail oficinapantalhaco@gmail.com
da seguinte forma:
Assunto (do e-mail enviado): INSCRIÇÃO OFICINA A ARTE DO PALHAÇO
no corpo do e-mail: Nome completo - data de nascimento - CPF - contato celular/whatsapp - breve histórico de experiências na palhaçaria.
Obs.: a inscrição não garante o ingresso na oficina.
Currículo: JOÃO LIMA
Formação e experiência profissional do oficineiro com ênfase nas experiências artísticas e pedagógicas condizente com sua proposta.
Premiado diretor do teatro baiano é, graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia e Especialização em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas pela Unyahna/Transludus Desenvolvimento Criativo de Pessoa. Entre espetáculos teatrais e circenses, já dirigiu mais de 30 trabalhos e é pesquisador e praticante da arte da palhaçaria desde 1999. Frequentou a Escola Picolino de Artes do Circo e já participou de cursos e oficinas com grandes palhaços de renomes nacionais e internacionais da atualidade, tais como Luis Carlos Vasconcelos (Xuxu), Ricardo Puccetti / Grupo Lume - SP, Os Doutores da Alegria/SP, André Casaca/Itália, Jango Edward/EUA, Chacovachi/Argentina, Pepe Nunes/Espanha, Gard Hunter/Suiça, Angela de Castro/Brasil-Inglaterra, MosheCoen/Canada, Sue Morisson/Canada, Avner/EUA entre outros.
Como consequência desses processos e aprendizado fundou o Núcleo Circo Único que abriga os espetáculos solo: “O Circo de Um Homem Só”, “O Casamento do Palhaço” e "Tiziu-Um Palhaço Cheio de História". Os espetáculos coletivos em parceria com outros palhaços, “O Jardineiro”, “Picadeiros Andante” e “Banda Palhafolia”. Além das oficinas “A Arte de Ser Palhaço”,“Brincando de Circo” e a palestra “Palhaço: A Arte de Ser Quem Se É”. Além também de dirigir outros grupos e artistas independentes que trabalham com essa linguagem. A exemplo de O premiado “O Sapato do Meu Tio, com a Cia do do Meu Tio/BA, “ Eu sem Você Não Sou Ninguém” com o grande mestre Biribinha; “Bebê a Bordo” do grupo Flor Espinho de Mato Grosso do Sul; “Mala Vida” do grupo Sopro/RJ, “Clássicas” do Coletivo Baianão de Circo entre outros.
Diretor/fundador do Viapalco Grupo de Teatro e Circo, com o qual roteirizou e dirigiu quatro espetáculos com essa linguagem, circense/clownesca: “O Nariz do Poeta”, “Dia de Circo”, “Vira Lona-Lona Vira” e “Circocicleta”. E com todos esses trabalhos citados circulou por diversas cidades, estados e festivais do Brasil e outros países da America Latina e Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.