sábado, 15 de novembro de 2014

ESPETÁCULOS V PANTALHAÇOS

DIA 19 NOV 
ABERTURA OFICIAL



Local: Teatro Aracy Balabanian – Centro Cultural José Otávio Guizzo
Rua 26 de agosto 453 - centro
Horário: 19h30

DIA 19 NOV 
TURMA DO BIRIBINHA
Arapiraca / AL

EU SEM VOCÊ NÃO SOU NINGUÉM 


Classificação: 12 anos
Local: Teatro Aracy Balabanian – Centro Cultural José Otávio Guizzo 
Rua 26 de agosto 453 - centro 
Horário: 20h


Sinopse
Num intervalo entra apresentações, Teófanes vê com espanto que Biribinha, palhaço que dá vida há 56 anos no picadeiro dos circos do Brasil, foi parar inexplicavelmente no corpo de um boneco. A sua aflição por estar sem o seu palhaço para a próxima função, se mistura com a surpresa de vê-lo a sua frente e feliz da vida por estar livre ainda que animando o corpo de um boneco. Esse encontro divertido e inusitado entre criador e criatura, trará à tona até então ocultos da relação dos dois, revelando as suas personalidades e levantando questões sobre o quanto um é essencial para a existência do outro.

Release
O espetáculo “Eu sem Você não sou Ninguém” é uma comédia Circense, com toque de melodrama que mistura elementos do Teatro de Animação com a boa Palhaçaria Clássica, com um texto que se equilibra entre o ridículo e o sublime. A peça trata dos questionamentos de um ator sobre quem é mais importante, sua pessoa ou sua obra. Isso é contado através da estória de um palhaço que sai do corpo de seu criador e se transporta para o corpo de um boneco. A partir daí os dois travam uma divertida disputa para provar quem é melhor no Picadeiro.

Ficha Técnica
Direção Geral: João Lima
Texto: Alberto do Carmo e Ilma Nascimento
Orientação em manipulação: Lily Curcio e Jorge Morosi (keke)
Iluminação: José Carlos Ngão
Figurino: Vera Silveira
Cenário: Rino Carvalho
Elenco: Teófanes Silveira e Seliana Silva
Realização: Companhia Teatral Turma do Biribinha

DIA 20 NOV 
CIRCO DO MATO
Campo Grande / MS

UM PÉ DE CIRCO



Classificação: LIVRE
Local: Sociedade Educacional Juliano F Varela 
Av. Noroeste 6.513 – V. Carvalho
Horário: 16h


Sinopse
UM PÉ DE CIRCO é um espetáculo de circo-teatro que narra a estória do Zé, um menino que é transportado por seres da natureza do mundo real para um mundo fantástico. Chegando lá ele conhece o Sr. De Grille Cri-Cri que lhe apresentará um  desafio: encontrar a semente vermelha que o transformará para sempre!

Release
Este trabalho é uma releitura do espetáculo "O Circo do Pé de Árvore" montado em 2004 pelo Circo do Mato. Para esta nova montagem, desenvolvemos um trabalho de dois anos com uma turma de 20 atores e circenses, alunos do projeto Ponto de Cultura Circo do Mato nos anos de 2012 e 2013. O espetáculo teve sua estreia em Campo Grande em 30 de Novembro 2013 na Praça do Rádio, foi apresentado no Festival América do Sul e Festival de Inverno de Bonito 2014, com circulação por 6 cidades pantaneiras nos meses de setembro e outubro de 2014. Foi contemplado pelo Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo FUNARTE 2014 pelo projeto "Entorno do Centro".
Ao todo são 20 personagens representados por 12 artistas que cantam, atuam e desenvolvem números circenses, todo processo foi produzido de forma colaborativa, o que às vezes, é mais difícil e demanda mais tempo, mas foi uma opção do grupo para que o elenco tivesse a oportunidade de vivenciar todo o processo de montagem da forma mais participativa possível, seguindo a linha de trabalho do Circo do Mato e mantendo a junção circo/teatro ou teatro/circo da forma mais orgânica possível.

Ficha Técnica
Direção: Yago Garcia, Mauro Guimarães e Aline Duenha
Dramaturgia: Nicoli Dichoff, Leonardo de Castro, Mauro Guimarães e Yago Garcia.
Argumento: Mauro Guimarães
Elenco: Douglas Caetano, Yago Garcia, Yasmin Fróes, Tatiane Miranda, Taira Sanches, Murillo Atalaia, Manolo Schittcowisck, Leonardo de Castro, José Roberto Brasil e Silvio Neto.
Música: Leonardo de Castro e Yasmin Fróes
Iluminação: Mauro Guimarães
Figurinos, adereços e cenografia: Mauro Guimarães, Marcelo Silva, Anderson Bernardes e Tetê Iriê.
Maquiagem: Manolo Schittcowisck
Produção e fotografia: Laila Pulchério
Assistente de produção: Nilce Maciel


DIA 20 NOV 
PALHASSEATA

Classificação: LIVRE com participação do público 
Local: Orla Morena 
Av. Noroeste 2110 – B. Cabreúva 
Horário: 19h30

Cortejo de Palhaços e público.



DIA 20 NOV 
CIRCO LE CHAPEAU
Rio de Janeiro / RJ

MÃO A MÃO


Classificação: LIVRE 
Local: Orla Morena 
Av. Noroeste 2110 – B. Cabreúva 
Horário: 20h


DIA 20 NOV 
CIA M’BOITATÁ DE TEATRO E CIRCO
Dourados / MS

DANDYS ACROBÁTICO


Classificação: LIVRE
Local: Orla Morena 
Av. Noroeste 2110 – B. Cabreúva 
Horário: 20h15

Sinopse
Número espetáculo, “Dandys”, também encontrado na grafia, “Dandes”, surge na misteriosa e incerta historia do Circo. Nossa missão foi resgatar essa historia e pesquisar as técnicas esquecidas, atualizar, treinar e dar novo sentido aos enredos. 

Release
A Dramaturgia sugere dois empregados de mesa. Um Garçon trapalhão e um Maitre ainda mais atrapalhado. Trazem em seus trajes a elengancia, Fraque e Smoking compõem a caracterização de ambos. Com cenografia minimalista, fazem uso apenas de uma mesa e uma cadeira que e como objetos de cena, utensílios de restaurante complementam a plasticidade da cena de forma sofisticada.

Ficha Técnica
Direção: Breno Moroni
Atores: João Rocha e Michel Stevan
Produção: Cia M’Boitatá

A Cia. M´Boitatá de Teatro e Circo, vem trabalhando com o espetáculo “DANDYS”  há um ano especificamente nas ruas e feiras das cidades de Mato Grosso do Sul. Com mais de 50 apresentações, sendo a maioria em Dourados, onde a Cia. desenvolve seu trabalho há mais de cinco anos. Já se apresentando em Bonito, Rio Brilhante, Nova Alvorada, Ponta Porã.


DIA 21NOV 
Mambembe Trupe Teatral
Campo Grande / MS

ORQUESTRA 100 CONSERTO


Classificação: LIVRE
Local: Largo do Horto 
Av. Noroeste 2110 – Vila Carvalho 
Horário: 16h

Sinopse
Homenagem a luta das mulheres e a favor do seus direitos. Uma comédia que mistura teatro, música e circo visando homenagear e valorizar a figura feminina. Nos propõe uma reflexão sobre a crucial importância da mulher, estimulando a mudança de pensamento e fazendo  lembrar o quanto é importante amá-las, respeitá-las e cortejá-las.

Release
“Orquestra 100 ConSerto” é composta por três atores músicos regidos por uma maestrina, eles interpretam  composições que homenageiam as mulheres e falam da sua garra e beleza. O espetáculo busca na música enfatizar o repúdio a violência de gênero, a cultura machista e patriarcal além de carinhosamente brindar a força da mulher e o alcance de suas conquistas.
O cenário do espetáculo remete a um ambiente em conserto, um canteiro de obras, com tijolos, carrinho de mão, fitas zebradas, ferramentas, entre outros, todos esses objetos não se restringem a adereços cênicos mas  compõe ativamente as cenas ao serem transformados em instrumentos musicais pelos atores músicos. O cenário juntamente com o enredo do espetáculo instiga ao pensamento de que algo no mundo precisa ser consertado e que as ferramentas necessárias para isso são: amor, respeito e igualdade.

Ficha Técnica
Gênero: Comédia musical
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Texto: Breno Moroni
Elenco: Alex Pettersen, Thiago Moura, Renata Macedo, Zenon Balduíno
Figurino: Criação Coletiva   
Cenário: Criação Coletiva
Sonoplastia: Criação Coletiva
Fotografia: Douglas Santos
Filmagem: Render Brasil
Produção: Priscila Godoy
Assistência de produção: Jurema de Castro
Realização: Mambembe Trupe Teatral


DIA 21 NOV 
Rick Thibau
Campo Grande / MS

RICK THIBAU - ONE - MAN ACT



Classificação: ADULTO
Local: Circo do Mato (limite de público - até 50 pessoas) 
Rua Tonico de Carvalho 263 – B. Amambaí 
Horário: 19h

ATENÇÃO!
50 SENHAS ESTARÃO DISPONÍVEIS NO CIRCO DO MATO (local da apresentação),
À PARTIR DE 17H (2 horas antes da apresentação).



Sinopse
Será possível controlar mentes? Ler e influenciar pensamentos?
Há 10 anos, o mentalista Rick Thibau assombra e diverte plateias conduzindo insólitas experiências dessa mesma natureza. Nesta apresentação de salão, o público será convidado a participar ativamente da construção de mistérios inevitáveis.

Release
Rick Thibau é membro da SOMBRA (Sociedade Mágica do Brasil), premiado no Congresso Brasileiro de Mágicos (São Paulo, 2006), autor e apresentador dos espetáculos “Não é Festa de Criança!” (2007), “Tenda das Adivinhações” (2010) e “O Experimento Tirésias” (2013).

Ficha Técnica
Mentalista - Ricardo Gonçalves Thibau de Almeida 
Iluminadora - Camila Gabriela Abreu da Silva
Operador de Sonoplastia - Lucas Arruda



DIA 21 NOV 
Aziz Gual
México

DE RISA EN RISA



Classificação: LIVRE
Local: Teatro de Arena do Horto 
Av. Noroeste 2110 – Vila Carvalho 
Horário: 20h


Sinopse 
É um espetáculo com virtuosismo de palhaço profissional que leva o público pelo misterioso caminho do riso, do mais sutil até a grande gargalhada. Aziz caminha por uma emocionante seqüência de números de clown, entrelaçados pela destreza circense, com elementos excêntricos (monociclos, malabarismo, instrumentos musicais, etc). Finalmente Aziz busca sua personalidade em diferentes máscaras e mediante um jogo de contrastes, se encontrará com consigo mesmo. A interação com o público é a chave mágica do clown.

Release
Aziz Gual é mais que um momento de diversão. Aziz é um conceito, retoma os valores fundamentais da vida, a inocência perdida em algum ponto da infância, é uma tentativa de recuperar o palhaço desde suas raízes, o palhaço autêntico, o que não está sujeito ao passar do tempo, é uma viagem pela vida, por seus momentos alegres e amargos, por seus sonhos e desilusões, mas sobretudo, Aziz é uma mensagem de esperança. 

Ficha Técnica
Clown - Aziz Gual
Percussionista – Ernesto Juarez
Criação e direção – Aziz Gual
Produção – Catarina Mesinas

DIA 22 NOV 
CIRCO LE CHAPEAU
Rio de Janeiro / RJ

MÃO A MÃO


Classificação: LIVRE
Local: Cidade de Deus
Horário: 9h



DIA 22 NOV 
CHALLITO
Rio Brilhante / MS

100 VIRTUOSE


Classificação: LIVRE
Local: Cidade de Deus 
Horário: 9h15



Sinopse
No Espetáculo “100 virtuose” Challito chega de avião de uma viagem longa e cansativa,  morre de medo de voar, alem de passar muita fome após horas de vôo, ele não vê o momento de pisar em terra firme, para fazer uma boquinha. Daí por diante uma simples tarefa de deixar sua mala em um local, ou comer um biscoito, se torna a mais fabulosa aventura e dramatúrgica ação do mundo da palhaçaria, trabalhando exclusivamente com o tempo cômico aproveitando o ridículo próprio e o da platéia, para  assim se entregar com o publico ao riso sincero e emocionante.

Release
O Palhaço CHALLITO é uma linha de estudo que sigo desde o primeiro contato com o mundo da palhaçaria. Seguindo e explorando o ridículo interior de todos que assistem e participam do espetáculo, onde o que é explorado para a cena, não são as virtuoses como malabares ou equilibrismo, mas sim a paixão e o amor do palhaço com a sua platéia que horas o amam e horas o odeiam, quando isso é exposto de maneira sincera e verdadeira, quando este lado frágil é mostrado, se deixam o rir, dele automaticamente existe uma identificação de quem o assiste, Challito não aponta seus defeitos e nem os defeitos de ninguém, ele deixa que os outros apontem, que os outros percebam, assim ele mostra de uma maneira sutil e sincera o que todo mundo tenta esconder, o “nosso ridículo”.

Ficha Técnica
Palhaço - Charlles de Souza Santos
Direção de Palco: Christiano João Leli
Kelly Nunes Sinesio: Maquiagem e Figurino


DIA 22 NOV 
Biribinha
Arapiraca / AL

AULA ESPETÁCULO


Classificação: LIVRE
Local: Teatro de Arena do Horto
Av. Noroeste 2110 – Vila carvalho 
Horário: 16h


DIA 22 NOV 
Aplausos
Campo Grande / MS

CADÊ?!


Classificação: LIVRE
Local: Teatro de Arena do Horto
Av. Noroeste 2110 – Vila carvalho
Horário: 17h


Release
Quando a tristeza começa a dominar a vida, os palhaços Xico e Zureta buscam uma forma de reverter à situação para isso recorrem ao universo das brincadeiras infantis, explorando a palhaçaria, pantomimas, gags clássicas de palhaços. A dramaturgia foi desenvolvida a partir da investigação da técnica do palhaço durante oficinas e ensaios. O público participa ativamente da construção do espetáculo, O espetáculo foi desenvolvido a partir da investigação de técnicas e palhaço, desde sua estréia em 2011 participou dos projetos: SESC Nas Escolas, Mostra SESC de Literatura, 6° Mostra SESC Terena de Artes, Sarau dos Amigos, Projeto Teatro na Orla FUNDAC, IV Mostra de Palhaços, Mixtureba de Humor. Circulou em 2103 pelo projeto Circuito Sul-mato-grossense de Teatro 2013 Fundação de Cultura Do Estado MS.


Sinopse
Quando a tristeza começa a dominar a vida, os palhaços Xico e Zureta buscam uma forma de reverter à situação para isso recorrem ao universo das brincadeiras infantis, explorando a palhaçaria, pantomimas, gags clássicas de palhaços. Cadê?! É um resgate poético da canção adormecida em cada um de nos, as crianças voltam a brincar e os adultos voltam a ser crianças.

Ficha técnica

Concepção roteiro e dramaturgia: Thathy d Meo
Concepção figurino e maquiagem: Douglas Moreira
Mapa criação de Iluminação: Bruno Mouser
Operador de luz: Erico Bispo
Pesquisa e sonoplastia : Alyadna Freitas
Atores: Glaucia Pires, Douglas Moreira e Thathy d Meo
Direção Geral: Thathy d Meo.


DIA 22 NOV 
Flor e Espinho
Campo Grande / MS

BEBÊ A BORDO


Classificação: LIVRE
Local: Teatro de Arena do Horto 
Av. Noroeste 2110 – Vila carvalho
Horário: 20h


Sinopse
Bebê a Bordo conta a história de um palhaço andarilho que num dia qualquer, encontra perdido meio ao lixo um carrinho de bebê. Ao perceber que no carrinho há um bebê o palhaço não sabe se segue seu caminho ou fica para cuidar da criança. O que segue a partir daí é fraldas se transformam numa divertida aventura. Neste espetáculo com roteiro e uma sensível história onde os códigos de cuidado como, dar mamadeira e trocar semelha com o real. 

Ficha Técnica
Roteiro e Direção: João Lima
Assistente de Direção: Luiz Cláudio Dias
Áudio: Wesley I.P
Figurino: Anana Chaves 
Designer Gráfico: Helton Perez
Atuação: Anderson Lima


DIA 22 NOV 
Pantalhaços

CABARÉ de PALHAÇOS

Foto: Larissa Pulchério


Classificação: ADULTO
Local: Circo do Mato (limite de público - até 50 pessoas) 
Rua Tonico de Carvalho 263 – B. Amambaí 
Horário: 21h30

ATENÇÃO!
50 SENHAS ESTARÃO DISPONÍVEIS NO CIRCO DO MATO (local da apresentação),
À PARTIR DE 17H 



DIA 23 NOV 
PALHAÇO PURUNGA
Rio de Janeiro / RJ

PEQUENAS COISAS



Classificação: LIVRE
Local: Teatro de Arena do Horto 
Av. Noroeste 2110 – Vila carvalho

Horário: 16h - ATENÇÃO! EM CASO DE CHUVA NESTE HORÁRIO, A APRESENTAÇÃO SERÁ REALIZADA NO TEATRO DE ARENA DO HORTO FLORESTAL (ESPAÇO COBERTO)





Sinopse
O espetáculo foi montado como uma compilação de números que Purunga foi desenvolvendo ao longo dos anos, em suas pesquisas de rua; Seu tempo de rua aliado com a experiência de educador, coloca seu discurso num lugar favorável, talvez entre o palhaço e o educador, trazendo reflexões interessantes, tanto para as crianças, quanto para os adultos, o que faz o espetáculo uma opção pra família, mostrando que e o palhaço não é necessariamente coisa de criança, deixando assim muita reflexão por onde passa.

Release 

O espetáculo é uma apologia a simplicidade. Purunga com seu jeito malandro, prepara o espaço para um show, que aos poucos vai tomando cores e vida e de uma forma que você quase não percebe, o espetáculo começa, e o palhaço envolve a todos com a magia de seus “lanches malabarísticos”, e outras proezas inacreditáveis, e com um grande toque de poeticidade, brinca com a charlatanice, mostrando que o mundo não precisa mais de grandes espetáculos e sim de pequenas coisas capazes de causar grandes mudanças no mundo.    


DIA 23 NOV 
DENTINHO
Campo Grande / MS

RABADACABRA


Classificação: LIVRE
Local: Teatro de Arena do Horto 
Av. Noroeste 2110 – Vila carvalho
Horário: 18h



As aventuras de um palhaço alegre e curioso no mundo da magia. Em meio a uma interação divertida com o público, o palhaço Dentinho encontra uma mala esquecida por um famosíssimo mágico; morrendo de vontade curiosa de mexer em seu interior, resolve abri-la causando confusão no letreiro da mesma que mostrava a palavra mágica que todo mundo conhece: ABRACADABRA... Dentinho monta o letreiro rapidamente, mas não se da conta que foi de forma errada: RABADACABRA ! Orgulhoso, ele começa a fazer os números mágicos que encontra na mala, mas os mesmos, claramente, não funcionam por causa da palavra errada, até se dar conta disso.
O Palhaço Dentinho apresenta um espetáculo divertido para toda a família, onde utiliza técnicas circenses e de palhaçaria para divertir com humor sutil, sem falas, com muita pantomima e interação com o público.


DIA 23 NOV 
BIRIBINHA
Arapiraca / AL

ESQUETES RESULTADO DA OFICINA

Classificação: LIVRE
Local: Teatro de Arena do Horto 
Av. Noroeste 2110 – Vila carvalho
Horário: 19h30


DIA 23 NOV 
JOÃO LIMA
Salvador / BA

O CASAMENTO DO PALHAÇO



Classificação: ADULTO, sem contra indicação para menores.
Local: Teatro de Arena do Horto 
Av. Noroeste 2110 – Vila carvalho
Horário: 20h


Sinopse
A peça narra a história de um palhaço/mágico que no dia do seu casamento é abandonado pela noiva, que o comunica por telefone. Depois de um momento de desespero ele decide conquistar outra pessoa para se casar, mais depois de muitas atrapalhadas acaba cansando-se consigo mesmo.

Release

O espetáculo O CASAMENTO DO PALHAÇO, com atuação e roteiro de João Lima, o Palhaço Tiziu, e com direção de Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha.  A montagem parte da necessidade de dar continuidade as pesquisas e práticas que buscam desenvolver uma dramaturgia para a Palhaçaria que permita ao palhaço ir além dos clássicos números e esquetes convencionais.

Ficha Técnica

Roteiro: João Lima
Direção: Teófanes Silveira (Biribinha)
Atuação: João Lima
Trilha Original: Rubinho D’Ávila
Duração: 50/60 minutos
Classificação: Adulto, sem contra indicação para menores.



Endereços

Teatro Aracy Balabanian – R. 26 de Agosto 453 - Centro
Sociedade Educacional Juliano F Varela - Av. Noroeste 6.513 – V. Carvalho
Orla Morena – Av. Noroeste 2110 – B. Cabreúva
Largo do Horto – Av. Norte Sul com Av. Fernando C. da Costa
Teatro de Arena do Horto – R. Anhandui 620-776
Cidade de Deus – Região Sul da capital
Circo do Mato: R. Tonico de Carvalho 263 – B. Amambaí



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.