Relações dos participantes das oficinas
Abaixo divulgamos a relação dos participantes das oficinas.
ATENÇÃO!
- Alimentar-se bem, lanche ou almoço reforçado, antes de vir para a oficina.
- Usar roupas confortáveis e leves.
- Para a oficina do Aziz Gual cada um deverá trazer um cabo de vassoura.
- Chegar 15 minutos antes de cada aula.
- Será emitido certificado para aqueles que tiverem frequência acima de 75%.
OFICINA AZIZ
- Anderson Carlos Lima
- Diego Recena Aydos
- Frank Augusto Salomão Ribeiro
- Gustavo França Maia
- Jefley Maurício Cano da Silva
- Joâo Rocha
- José Roberto Brasil Pimenta dos Santos
- Larissa Lopes Rodrigues da Costa
- Lauresto Franco Garcia
- Luciana Kreutzer Brito
- Luiz Cláudio Diashueda
- Mauro Alves Guimarães
- Michel Stevan
- Saulo Conde Fernandes
- Silvio Ubaldino de Sousa Neto
- Suzana Serviam da Silva
- Tauanne Gazoso Lacerda
- Tiago Oliveira Dantas
OFICINA JOÃO LIMA
- Charlles de Souza Santos
- Diego Recena Aydos
- Douglas Moreira
- Driely Alves Medeiros
- Francielly Corona Garcia
- Kelly Renata de Figueiredo Irigaray
- Larissa Lopes Rodrigues da Costa
- Marta Alves Guimarães
- Moreno Pereira Mourão
- Paulo Henrique Martins Ferreira
- Pedro Paulo Quadrini
- Saulo Conde Fernandes
- Tatiana Vieira
- Valdeir Santana da Silva
- Anderson Carlos Lima
- Diego Recena Aydos
- Frank Augusto Salomão Ribeiro
- Gustavo França Maia
- Jefley Maurício Cano da Silva
- Joâo Rocha
- José Roberto Brasil Pimenta dos Santos
- Larissa Lopes Rodrigues da Costa
- Lauresto Franco Garcia
- Luciana Kreutzer Brito
- Luiz Cláudio Diashueda
- Mauro Alves Guimarães
- Michel Stevan
- Saulo Conde Fernandes
- Silvio Ubaldino de Sousa Neto
- Suzana Serviam da Silva
- Tauanne Gazoso Lacerda
- Tiago Oliveira Dantas
OFICINA BIRIBINHA
- Adriano Chastel Lima
- Alaine Elias Amaral
- Amanda Torres Danilo Nunes
- Amanda Vieira Sandim
- Ariadne Samara Azevedo Cruz
- Carlos Eduardo Neppel Pacheco
- Cassia Costa Ferreira
- Danilo Santana Gonçalves
- Douglas Caetano
- Felipe Corrêa Verardo
- Frank Salomão
- Janne Falcão
- José Pedro Portugal
- José Robson Ferreira
- Luciano Acosta Risalde
- Luiz Augusto Barbosa Alves
- Marilson Gabriel
- Murillo Atalaia dos Santos Corrêa
- Natali Allas dos Santos
- Valéria Monteiro
- Adriano Chastel Lima
- Alaine Elias Amaral
- Amanda Torres Danilo Nunes
- Amanda Vieira Sandim
- Ariadne Samara Azevedo Cruz
- Carlos Eduardo Neppel Pacheco
- Cassia Costa Ferreira
- Danilo Santana Gonçalves
- Douglas Caetano
- Felipe Corrêa Verardo
- Frank Salomão
- Janne Falcão
- José Pedro Portugal
- José Robson Ferreira
- Luciano Acosta Risalde
- Luiz Augusto Barbosa Alves
- Marilson Gabriel
- Murillo Atalaia dos Santos Corrêa
- Natali Allas dos Santos
- Valéria Monteiro
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Lista de selecionados neste sábado, 15 neste blog.
A V Pantalhaços oferecerá 3 oficinas para aprofundamento na arte da palhaçaria, totalmente gratuitas, com profissionais de notório saber na área, listadas abaixo.
Inscrições, favor enviar
email para pantalhacos@gmail.com
com os seguintes dados:
Assunto do email: OFICINA
AZIZ ou OFICINA BIRIBINHA ou OFICINA JOÃO LIMA (conforme o
interesse)
NOME COMPLETO
CPF
IDADE
CARTA DE INTERESSE COM
RELATO DE EXPERIÊNCIA PRÉVIA, SE HOUVER.
OFICINA
CRIAÇÃO
E DIREÇÃO NA PALHAÇARIA
JOÃO
LIMA / BA
Graduado em Direção Teatral pela
Universidade Federal da Bahia e Especialização em Ludicidade pela Unyahna já
dirigiu mais de 20 espetáculos, entre eles o premiado “O Sapato do Meu Tio”. É
fundador e diretor do grupo Viapalco há 16 anos. Pesquisador e praticante da arte
da palhaçaria. Já participou de cursos e oficinas com importantes palhaços,
nacionais e internacionais, criou e atua no espetáculo solo “O Circo de Um
Homem Só” além de ministrar a oficia “A Arte de Ser Palhaço”.
Limite de
participantes: 14 pessoas
Período: dias 19 a 22
de novembro de 2014
Horário: de 8h às
12h (16 horas/aula)
Local: Flor e Espinho
Teatro - Rua Aparecida 506 - Vila Progresso
Critérios: adultos à partir de 17 anos com experiência em palhaço e/ou teatro (preferencialmente palhaço).
Critérios: adultos à partir de 17 anos com experiência em palhaço e/ou teatro (preferencialmente palhaço).
Objetivo:
Instrumentalizar e auxiliar os
participantes/ com exercícios e metodologia de criação e direção de números de
palhaço inéditos e/ou montagem de números clássicos da palhaçaria mundial.
Conteúdo programático:
Revisão dos fundamentos e princípios da
arte do palhaço, princípios da construção do cômico, criação de roteiro e
noções básicas de direção.
Metodologia:
Serão aplicados jogos e exercícios para o
aperfeiçoamento da técnica do palhaço e estímulo da criatividade e instalação
de clima propício para improvisações e criação dramatúrgica. Exploração de tres
diferentes metodologias de criação de roteiro de números, gags e esquetes para
palhaço. São elas: “Short Story”, “Dois Estados” e “Mimese Cotidiano”.
Atividades:
· Explanação teórica sobre os fundamentos da arte do
palhaço e princípios de produção do cômico
· Exercícios de revisão dos princípios técnicos da arte
do palhaço
· Exercícios de exploração dos princípios do cômico
· Experimentação prática das metodologias de criação de
números
· Montagem de números
OFICINA
DE LA RISA Y LA CARICIA
(Laboratório que comove)
AZIZ GUAL / MÉXICO
Clown
Mexicano graduado no Clown Collage del Circo Ringling Bros. And Barnum and
Bailey (Sarasota-Florida, Generación 1997). Estudou as técnicas de circo e
clown com prestigiados mestres da alta escola de circo russo, como Anatoli
Lokatchouk, Tatiana e Yuri Velov, e também na “Le Ecole du Cirque Espace
Catastrophe” na Bélgica.
Aziz já
apresentou seu trabalho nos 31 estados da República Mexicana, participou em
festivais internacionais nos Estados Unidos, Brasil, Costa Rica, Argentina,
Turquia, Itália, França, Croacia, Espanha e República Dominicana.
Há mais de 10 anos ministra as oficinas "Humor", "Clown", "Ludo Terapia" e "Risoterapia" no México e outros países. Recebeu o Prêmio "Wolf Rubinskis" da Associação Mexicana de Críticos de Teatro AMCT como melhor atuação juvenil masculina pela obra "Yo sin ti ..." de sua própria autoria.
No Teatro Julio Castillo apresentou-se com seus espetáculos de grande formato “La Bola risa”, “Humor en Cubos” e “Otto”, que foi estreada recentemente. E em temporada no CNART com a obra “Epitáfios Cómicos”.
Há mais de 10 anos ministra as oficinas "Humor", "Clown", "Ludo Terapia" e "Risoterapia" no México e outros países. Recebeu o Prêmio "Wolf Rubinskis" da Associação Mexicana de Críticos de Teatro AMCT como melhor atuação juvenil masculina pela obra "Yo sin ti ..." de sua própria autoria.
No Teatro Julio Castillo apresentou-se com seus espetáculos de grande formato “La Bola risa”, “Humor en Cubos” e “Otto”, que foi estreada recentemente. E em temporada no CNART com a obra “Epitáfios Cómicos”.
Limite de
participantes: 20 pessoas
Período: dias 19 e 20
de novembro de 2014
Horário: de 13h às 16h (6 horas/aula) ATENÇÃO
HORÁRIO ALTERADO !!!
Local: Circo do Mato
- R. Tonico de Carvalho 263 - Bairro Amambaí (próximo ao Horto Florestal)
Critérios: adultos
interessados em aprofundar um pouco no universo do palhaço.
Laboratório que consiste no desenvolvimento de atividades lúdicas e psicológicas, detonadores para a transgressão, o humor e a linguagem no verbal, os caminhos da energia e por suposto todas aquelas coisas que comovem o ser humano e despertam a poética do simples. Mediante as técnicas do clown (a estrela invisível de circos e demais fantasias reais). Trata-se de uma viagem para desfrutar plenamente nossa existencialidade humana, reencontrar nossas capacidades essenciais e explorar nosso clown individual.
Laboratório que consiste no desenvolvimento de atividades lúdicas e psicológicas, detonadores para a transgressão, o humor e a linguagem no verbal, os caminhos da energia e por suposto todas aquelas coisas que comovem o ser humano e despertam a poética do simples. Mediante as técnicas do clown (a estrela invisível de circos e demais fantasias reais). Trata-se de uma viagem para desfrutar plenamente nossa existencialidade humana, reencontrar nossas capacidades essenciais e explorar nosso clown individual.
Os
princípios da comédia física, o desenvolvimento da linguagem não verbal, o
magnetismo da imobilidade e o contraste das máscaras tradicionais dos palhaços.
Utilizam-se
elementos de malabarismo, manipulação e apreciação musical, mas fundamentalmente
técnica de clown, improvisação e detonadores para a exploração, a compreensão e
a criação das esquetes. Desenvolvem-se exercícios de contraste, a fim de
vasculhar todas as profundidades de cada vulnerabilidade Individualmente.
“Clown,
Bufão e outras Máscaras”
Trabalharemos
as técnicas e poéticas do Clown e do Bufão (a menor e a maior máscara) e
uma introdução ao maravilhoso mundo das máscaras expressivas.
O
bufão
Partindo
da deformação física, buscamos esse ser grotesco, obscuro e descarnado que
denuncia com suas palavras e ações a realidade. Investigamos a deformado, o
feio, o escatológico, o bruto, o mais genericamente chamado de grotesco;
falamos do espelho curvo que deforma a realidade, como faz o bufão com o poder
de rei. Os interpretes transfiguram seu corpo com posturas e comportamentos
indecentes, desnudando-se o mascarado.
O Clown
O objetivo é estudar e explorar a própria comicidade, recuperando a grande capacidade lúdica que tivemos na infância. Não sendo engraçado, mas olhando para o estado de graça.
O objetivo é estudar e explorar a própria comicidade, recuperando a grande capacidade lúdica que tivemos na infância. Não sendo engraçado, mas olhando para o estado de graça.
Outras máscaras
Trabalharemos com máscaras médias e inteiras, de distintas origens e estilos. Nos baseamos na técnica de Keith Johnston para improvisar com elas, buscando deixar levar-nos pelo espéirito que habita a máscara, em um âmbito ritual e lúdico. As máscaras são poderosos elementos que possibilitam um estado de transe. O ator deve evitar utilizar suas destrezas particulares (suas coisas conhecidas) e deixar-se levar. Algumas máscaras podem falar, mas em todo caso o objetivo é expressar as emoções com o corpo.
Programa Geral
Sensibilização
O contato humano
Linguagem não verbal
Desenvolvimento do
trabalho do Clown
O Clown e a lógica
O contexto do Circo
Improvisação
Elementos excêntricos
Malabarismo e
elementos de manipulação
Caráter
Expressão do Clown
O ritmo
As máscaras
Energia e detonadores
Repertório
Estrutura de gag
Análises
OFICINA
O PALHAÇO
TRADICIONAL NO CIRCO-TEATRO
BIRIBINHA
/ AL
Teófanes
Silveira – Palhaço Biribinha, ator, diretor, produtor, membro
da família Silveira, família tradicional de circo do nordeste do Brasil, nasceu
no circo em Jequié, na Bahia; Iniciou sua carreira artística em 1958, aos 7
anos de idade. Atualmente mora em Arapiraca e se apresenta em todo Brasil com
espetáculos de circo e teatro. Foi intitulado em 2010, Patrimônio Vivo Cultural
de Alagoas e ingressou na ACALA – Academia Arapiraquense de Letras e Artes.
Limite de
participantes: 20 pessoas
Período: dias 20 a 23
de novembro de 2014
Horário: de 8h às 12h
(16 horas/aula)
Local: Circo do Mato
- Rua Tonico de Carvalho 263 - Bairro Amambaí
Critérios: adultos já
iniciados ou não na palhaçaria
Atenção: os/as
participantes irão apresentar esquetes produzidas na oficina, no Teatro de
Arena do Horto - dia 23 (domingo) às 19h30
Com a técnica da oralidade, de pai para filho: assistindo, ouvindo e aprendendo, saindo da barraca e indo para o Picadeiro, Biribinha utiliza a técnica do mestre que fala e o aprendiz que escuta, para transmitir os ofícios do palhaço e do mestre em cena. Repassa esquetes e gags do palhaço tradicional do Circo Teatro, concluindo esse trabalho com um rápido espetáculo, apresentado por todos os participantes; o objetivo é mostrar os caminhos que o palhaço tradicional utiliza e o efeito dos mesmos no circo teatro contemporâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.